Notícia Saúde

Campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos

Publicado em: 17/08/2017 ás 11h45
Autor:

A  adesão da população às Campanhas de Vacinação contra Raiva tem mantido o município livre da raiva em humanos e em cães e gatos desde 1982 e 1984, respectivamente.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

A prefeitura de Salto da Divisa inicio nesta semana a campanha de vacinação Antirrábic.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Para isso, ao todo, serão disponibilizadas  milhares de doses, com o objetivo de imunizar, pelo menos, 80% da população canina e felina no município . A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas.

O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.

Ressaltamos que a melhor forma de prevenção é vacinação. Quem não conseguir vacinar seu animal no dia D da Campanha deve procurar a secretaria de saúde do seu município, no setor de zoonoses.

O tratamento profilático anti-rábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa/cachorro do mato e sagüis). O soro e a vacina para esse tratamento estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. A vacina anti-rábica canina também é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos.

Informamos: que esta acontecendo diariamente nos Postos de saúde da nossa cidade.

 

Comentários
Deixe seu comentário:
Seu Ip:54.162.107.122 - (caracteres restantes: 500)

MAIS NOTÍCIAS

Estado publica relatório com índices def...

Ver

Campanha de vacinação antirrábica em cãe...

Ver

Governo de Minas entrega 61 ônibus escol...

Ver

Governo de Minas entrega 129 ônibus para...

Ver
VER TODAS